1. FutVasco

Andrey Santos: "Eu me encontrei na Europa" - Ascensão, Adaptação e o Sonho da Seleção

Por Redação FutVasco em 11/10/2024 11:12

Andrey Santos: O Brilho do Meia no Strasbourg e o Sonho da Seleção

O meia Andrey Santos, revelado pelo Vasco, vive um momento de ascensão em sua carreira. Após um período conturbado no Chelsea e Nottingham Forest, o jogador de 20 anos encontrou seu espaço no Strasbourg, da França, onde tem demonstrado seu talento e maturidade. Em entrevista ao podcast Ubuntu Esporte Clube, Andrey falou sobre sua jornada na Europa, os desafios da adaptação e o sonho de defender a Seleção Brasileira.

Adaptação ao Futebol Europeu: Desafios e Aprendizados

O jovem jogador, que chegou à Inglaterra logo após o fim da temporada no Brasil, teve que lidar com a pressão de se adaptar rapidamente ao futebol europeu. Em sua primeira passagem pela Premier League, Andrey enfrentou dificuldades para ter minutos em campo, o que o levou a buscar novas oportunidades. "Foi tudo muito novo para mim, no qual mal acabou a temporada no Brasil, e eu cheguei lá na Inglaterra, para fazer a pré-temporada. Eu estava muito bem fisicamente, fiz a pré-temporada, fui bem, mas infelizmente eu não ia ter tanta minutagem. Eu optei por sair, para jogar no Nottingham Forest, e aí infelizmente não foi tudo como eu esperava. Eu estava sempre bem, treinando, trabalhando no meu potencial, mas infelizmente não tive oportunidade. Eu fico muito feliz de ter voltado para o Chelsea e, agora no Strasbourg, ter encontrado a minha melhor performance, me encontrado na Europa, e ter mostrado meu futebol pra toda a Europa", disse Andrey.

Após a experiência no Nottingham Forest, Andrey retornou ao Chelsea e posteriormente foi emprestado ao Strasbourg, onde finalmente encontrou seu ritmo e mostrou seu melhor futebol. "Eu optei por sair, para jogar no Nottingham Forest, e aí infelizmente não foi tudo como eu esperava. Eu estava sempre bem, treinando, trabalhando no meu potencial, mas infelizmente não tive oportunidade", relembrou.

Andrey aproveitou a oportunidade para dar conselhos a Estevão, promessa do Palmeiras que se juntará ao Chelsea em 2025. "Acho que se eu tivesse a oportunidade, um conselho que eu daria pra ele seria o de vir com um staff. Porque isso aí facilita muito na adaptação. E não deixar de trabalhar. Trabalhar, trabalhar e ter mentalidade forte. Até porque a adaptação aqui na Europa vai de jogador para jogador, mas a grande maioria demora um pouco a adaptar...por conta do clima, da comida, do futebol. O que eu deixaria mais claro é para vir com um staff, é importantíssimo."

Intensidade e Detalhes: As Diferenças entre o Futebol Brasileiro e Europeu

Andrey destacou as diferenças entre o futebol brasileiro e o europeu, principalmente em relação à intensidade. "Tem bastante diferença do futebol brasileiro pro futebol daqui da Europa, no caso do inglês e do francês. A maior diferença é a questão da intensidade. A intensidade acaba sendo muito diferente, porque em questão de qualidade o futebol brasileiro dispensa comentários, com o nível altíssimo de qualidade que nós temos no Brasil. Falta um pouquinho a mais de intensidade comparando com a Europa. Acho que eu estou mais adaptado aqui por conta da minha esposa, que tem me ajudado. Um jogador de alto nível tem que ficar atento a todos os detalhes. Graças a Deus, agora eu estou com meu fisioterapeuta, um cozinheiro também, que está me ajudando a performar. Como eu falei, o jogador que quer chegar ao alto nível, tem que ficar atento a todos os detalhes, os mínimos detalhes fazem grande diferença. Esse aí tá sendo um dos segredos para ajudar a minha performance", definiu.

"Em questão de qualidade o futebol brasileiro dispensa comentários, com o nível altíssimo de qualidade que nós temos no Brasil. Falta um pouquinho a mais de intensidade comparando com a Europa", comparou Andrey.

O Sonho da Seleção e a Busca por Uma Oportunidade no Chelsea

Com a confiança em alta após sua passagem pelo Strasbourg, Andrey projeta um futuro promissor, com o objetivo de se firmar no Chelsea e, quem sabe, defender a Seleção Brasileira. "É objetivo depois desse empréstimo de agora, que estou tendo no Strasbourg. É como eu falei em relação à seleção brasileira, eu performando bem, as coisas vão acontecer naturalmente. É um sonho jogar no Chelsea, pelo qual eu fui comprado. Eu entendo que é difícil um brasileiro chegar e, logo assim de cara, chegar jogando num grande time na Europa. Se não me falha a memória, o único que chegou jogando assim, ainda mais na Inglaterra, foi o Gabriel Jesus. O resto, todos tiveram que passar por um processo, como o Vinícius Jr, o Rodrygo, como eu, como o Savinho passou lá no PSV, como o Vitor Roque tá passando agora. Acho que isso acaba sendo normal por conta da diferença (do futebol brasileiro para o europeu), a adaptação acaba sendo um pouco mais demorada, mas acho que fazendo tudo certinho, vai dar tudo certo", concluiu.

"É como eu falei em relação à seleção brasileira, eu performando bem, as coisas vão acontecer naturalmente", projetou o jogador.

Os Bastidores do Futebol: Pressão, Apoio Familiar e a Importância do Staff

Andrey também falou sobre a importância do apoio familiar e do staff para lidar com a pressão do futebol profissional. "Eu sempre converso muito com meus pais. Antes de vir para Europa, a gente teve uma conversa, porque ficou famoso aquele vídeo do Adriano Imperador falando que recebia milhões por mês, e onde estava a felicidade dele? E eu sempre me pego muito me comparando com os jogadores. Por exemplo, o Arana é um baita jogador, mas não deu certo na Europa, não deu certo por quê? A gente acaba não vendo os bastidores. Porque qualidade ele tem de sobra. A mesma coisa do Gerson, que passou por aqui, voou aqui, mas por que será que ele quis voltar? A gente acaba não sabendo dos bastidores. As pessoas tem que olhar um pouco mais pros bastidores, e não só para o glamour. E, querendo ou não, o futebol, como a gente falou anteriormente, é muita pressão. Acaba acontecendo muitas coisas nos bastidores que muita gente não têm nem noção que a gente passa", refletiu o meia do Strasbourg.

"As pessoas tem que olhar um pouco mais pros bastidores, e não só para o glamour. E, querendo ou não, o futebol, como a gente falou anteriormente, é muita pressão", enfatizou.

A trajetória de Andrey Santos no futebol europeu demonstra a importância da perseverança, da adaptação e do apoio de um bom staff para o sucesso de um jogador. Com talento e foco, o jovem meia busca consolidar sua carreira e realizar o sonho de vestir a camisa da Seleção Brasileira.

+ Veja a tabela do Campeonato Francês

+ Veja o gol de Andrey Santos em Strasbourg 2 x 1 Metz

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos