- FutVasco
- Flamengo critica Vasco e Corinthians por ação no STJD: "Total desapreço à isonomia"
Flamengo critica Vasco e Corinthians por ação no STJD: "Total desapreço à isonomia"
Por Redação FutVasco em 01/10/2024 14:31
Flamengo rebate críticas de Vasco e Corinthians sobre mudança de datas da Copa do Brasil
Em uma nota oficial publicada nesta terça-feira, o Flamengo expressou sua indignação com a decisão do Vasco e do Corinthians de recorrer ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) contra a mudança de datas da semifinal da Copa do Brasil. O clube carioca classificou a atitude dos rivais como uma demonstração de "total desapreço ao princípio da isonomia e da igualdade de condições desportivas".
A polêmica em questão gira em torno da inversão da data base das partidas de volta da semifinal da Copa do Brasil com as partidas da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. A mudança, justificada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em razão da Data FIFA, gerou insatisfação nos dois clubes, que alegam ter sido prejudicados pela decisão.
Mudança de datas da Copa do Brasil: Flamengo defende a decisão da CBF
O Flamengo, por sua vez, defende a decisão da CBF, argumentando que a inversão das datas visa garantir um equilíbrio entre as competições e a isonomia entre os participantes. "A inversão da data base das partidas da Copa do Brasil com as do Campeonato Brasileiro não apenas privilegia o equilíbrio das competições como a isonomia entre os participantes, além de garantir um espetáculo à altura da reta final de uma competição de caráter eliminatório, que certamente reunirá mais audiência, aumento da receitas de bilheteria e maior atratividade para os patrocinadores e detentores dos direitos de transmissão", afirma o clube em sua nota oficial.
O Flamengo também ressalta que a CBF consultou os quatro clubes envolvidos na semifinal da Copa do Brasil sobre a mudança de datas. "A CBF, de forma imparcial, isonômica e democrática, questionou os quatro clubes que disputarão as partidas semifinais da Copa do Brasil 2024 acerca da inversão da tabela, tendo Flamengo e Atlético Mineiro sinalizado positivamente, Corinthians negativamente e Vasco dado uma solução diversa da que foi posta em votação, o que gerou a concordância da maioria dos envolvidos (2 contra 1)", explica o clube.
Flamengo critica ação do Vasco e Corinthians no STJD: "Pedidos improcedentes"
A nota do Flamengo considera "improcedentes" os pedidos feitos por Vasco e Corinthians ao STJD. O clube carioca argumenta que os dois clubes não demonstraram qualquer prejuízo em suas equipes, apenas a frustração de que seus adversários não serão mais desfalcados por convocações para as Eliminatórias da Copa do Mundo. "Infelizmente, o que se verifica, é que os referidos clubes se sentiram lesados por não poder jogar uma fase decisiva da Copa do Brasil contra adversários completamente desfalcados de seus principais atletas, em razão de convocações que são de atendimento obrigatório pelos Clubes. Note-se que Vasco e Corinthians não apontam um único prejuízo às suas equipes, mas apenas o fato de que seus adversários não serão mais prejudicados pelos desfalques sofridos, valorizando a própria competição", afirma o Flamengo.
O Flamengo ainda reforça que a CBF tem o direito de alterar as tabelas de suas competições de acordo com o Regulamento Geral de Competições 2024 e o Regulamento Específico da Copa do Brasil 2024, ambos aprovados pelos clubes. "Esses dois dispositivos inseridos nos regulamentos acima citados não deixam qualquer dúvida de que a CBF tem a discricionariedade de elaborar e alterar as tabelas das competições que organiza. E mais, o §1º do artigo 39 do Regulamento Específico da Copa do Brasil 2024 é claro em afirmar que a tabela pode sofrer alterações em decorrência de eventuais modificações promovidas pela Confederação Sul-Americana de Futebol (?CONMEBOL?), como aconteceu", afirma o clube.
Flamengo enaltece decisão da CBF e reforça compromisso com a isonomia
O Flamengo finaliza sua nota enaltece a decisão da CBF e reforça seu compromisso com a ética, a isonomia e o equilíbrio das competições. "Assim, tendo em vista os esclarecimentos acima prestados, o Flamengo enaltece a decisão tomada pela CBF e reforça o seu compromisso com a ética, a isonomia e o equilíbrio das competições".
A semifinal da Copa do Brasil começa a ser disputada nesta quarta-feira, 10 de maio. O Atlético-MG recebe o Vasco na Arena MRV às 19h15 (de Brasília) e o Flamengo enfrenta o Corinthians no Maracanã às 21h30 (de Brasília).
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros