- FutVasco
- Flamengo e Vasco: a polêmica da mudança de datas na Copa do Brasil
Flamengo e Vasco: a polêmica da mudança de datas na Copa do Brasil
Por Redação FutVasco em 02/10/2024 04:02
A Guerra das Semifinais: Flamengo e Vasco em Duelo Aberto
O clima nos bastidores da Copa do Brasil está mais tenso do que nunca. A mudança das datas dos jogos de volta das semifinais, inicialmente previstos para o dia 17 de outubro, gerou uma verdadeira batalha jurídica e verbal entre Flamengo, Vasco, Corinthians e Atlético-MG. A confusão começou após a CBF remarcar os duelos para o fim de semana dos dias 19 e 20 de outubro, atendendo a pedidos de Flamengo e Atlético-MG, que alegaram ter muitos jogadores convocados para a próxima data FIFA.
O Vasco , porém, não se calou. Em resposta ao Flamengo, o clube carioca publicou uma nota nas redes sociais, acusando o rival de "justificar o injustificável" e distorcer o posicionamento do Cruzmaltino em relação à proposta da CBF. O Vasco argumenta que a alteração das datas para o fim de semana do dia 20 de outubro prejudicaria o clube e outros times, contrariando o regulamento da Copa do Brasil.
"Na tentativa de justificar o injustificável, o rival, que se beneficia da alteração da data da partida de volta da semifinal da Copa do Brasil 2024, exercita o contorcionismo para confundir o público ao distorcer o posicionamento do Vasco em relação a proposta da CBF", iniciou a nota vascaína.
Vasco e Corinthians: Acusações e STJD
O Vasco ainda defendeu ter agido "de boa fé" durante as reuniões, inclusive sugerindo a antecipação do duelo do dia 17 (quinta-feira) para o dia 16 (quarta-feira). O clube criticou a atitude do Flamengo, afirmando que "antecipar 24 horas a partida é diferente de mudar todo o calendário do futebol brasileiro para, deliberadamente, afetar a competitividade e beneficiar uns em detrimento de outros".
Corinthians e Vasco , que se sentem prejudicados pela mudança de datas, recorreram ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) com a expectativa de que as datas iniciais dos jogos das semifinais sejam reestabelecidas. Ambos os clubes alegam que a CBF desrespeitou o regulamento ao remarcar as partidas, prejudicando a competitividade da Copa do Brasil.
Em apoio ao Corinthians, a FPF (Federação Paulista de Futebol) divulgou uma nota repudiando a mudança de datas, destacando que "tal medida afronta o Regulamento Geral de Competições da CBF, o que torna a medida inaceitável em qualquer âmbito".
Atlético-MG: Contra o STJD e em Defesa do Fair Play
Em meio à polêmica, o Atlético-MG, que também se beneficiou da mudança de datas, divulgou um comunicado criticando a atitude de Corinthians e Vasco . O Galo afirmou que a ação dos rivais fere os princípios da ética e do fair play esportivo.
A CBF, por sua vez, ainda não se manifestou sobre a decisão do STJD. Enquanto isso, a disputa judicial segue em andamento, com o futuro das datas das semifinais da Copa do Brasil em jogo.
A Guerra nos Campos: Ida das Semifinais
Enquanto a briga nos bastidores ferve, os dois jogos de ida das semifinais da Copa do Brasil acontecem nesta quarta-feira: o Atlético-MG recebe o Vasco na Arena MRV às 19h15 (de Brasília), enquanto o Corinthians visita o Flamengo no Maracanã a partir das 21h45.
Os confrontos prometem ser eletrizantes, com o clima de tensão entre os clubes transferido para o campo. Resta saber se a guerra verbal e jurídica terá impacto no desempenho das equipes em campo.
Na tentativa de justificar o injustificável, o rival, que se beneficia da alteração da data da partida de volta da semifinal da Copa do Brasil 2024, exercita o contorcionismo para confundir o público ao distorcer o posicionamento do Vasco em relação a proposta da CBF.O fato é que o Vasco prontamente recusou a alternativa da CBF de alterar o jogo do dia 17/10 (quinta-feira) para o final de semana 19/10 e 20/10, por ir contra aos regulamentos e, principalmente, por estabelecer, de forma injustificada, um benefício indevido a certos clubes em prejuízo de outros.E o Vasco , foi além, em um ato de BOA FÉ, manifestou-se no sentido de concordar com eventual antecipação da partida para 16/10 (quarta-feira) por se tratar de permissão do próprio calendário.Antecipar 24 horas a partida é diferente de mudar todo o calendário do futebol brasileiro para, deliberadamente, afetar a competitividade e beneficiar uns em detrimento de outros.Boa fé: você tem ou não.Vasco da Gama SAF
— Vasco (@vascodagama) October 4, 2023
A disputa por datas na Copa do Brasil coloca em xeque a organização e a justiça esportiva, levantando questionamentos sobre a priorização dos interesses de alguns clubes em detrimento do calendário e do regulamento da competição. A decisão do STJD e o desenrolar dos jogos de ida e volta prometem ser capítulos importantes nesta polêmica que coloca em xeque a credibilidade do futebol brasileiro.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros