- FutVasco
- João Victor no banco: Mistério na zaga do Vasco
João Victor no banco: Mistério na zaga do Vasco
Por Redação FutVasco em 04/10/2024 09:21
A Situação Intrigante de João Victor no Vasco
A ausência de João Victor na escalação titular do Vasco tem gerado questionamentos por parte dos torcedores e até mesmo da imprensa. O zagueiro, que já demonstrou seu potencial em outros momentos, não conseguiu se firmar como peça fundamental na defesa cruzmaltina.
Na derrota para o Atlético-MG na semifinal da Copa do Brasil, João Victor mais uma vez ficou no banco de reservas, assim como na partida contra o Palmeiras pelo Brasileirão. Essa situação gerou debates sobre o motivo de sua ausência e o que o futuro reserva para o jogador.
A Explicação do Treinador
O técnico Rafael Paiva, em entrevista coletiva após a partida contra o Atlético-MG, abordou a questão da escalação dos zagueiros, afirmado que a disputa por uma vaga na defesa é acirrada:
- Na minha opinião, a gente conseguiu resgatar nossas duplas de zaga. Acho que eles vinham de bons jogos, essa era uma dúvida que a gente tinha, cada um com a sua particularidade, o Léo vinha de bons jogos, é um zagueiro canhoto. Isso faz diferença, do que você jogar com dois destros, mas eu sempre falei: eu acho que a gente tem três zagueiros ali que estão numa disputa aberta. Para esse jogo também era e a gente optou pelo Maicon e pelo Léo. Agora os próximos jogos a gente tem que ver - disse.
O treinador também elogiou as características de cada zagueiro, destacando as qualidades de João Victor :
- A gente conseguiu melhorar o futebol dos nossos zagueiros e a gente tem que ir para o jogo com o que a gente quer, a melhor opção. Acho que o João Victor é um zagueiro fantástico também, fez um grande jogo contra o Cruzeiro, tem a sua característica de jogo, é um zagueiro veloz. O Maicon é um zagueiro muito experiente, corta muito caminho, é um jogador que dentro da área é muito forte. O Léo é um zagueiro rápido, canhoto, acho que cada um tem a sua característica, mas é importante quando chegar ao jogo do Atlético a gente perceber quem vai estar mais pronto, acho que para analisar todos os detalhes - completou.
Fatores que Influenciam a Escalação de João Victor
Para entender a situação de João Victor , é preciso analisar alguns fatores que podem ter contribuído para sua ausência na equipe titular.
"Panela" de Ramón Díaz
O ex-treinador do Vasco , Ramón Díaz, deixou o clube em abril sob acusações de ter um favoritismo por jogadores estrangeiros, o que gerou a alcunha de "paneleiro". Durante sua gestão, João Victor teve poucas oportunidades como titular, enquanto o paraguaio Rojas, por exemplo, teve maior destaque.
Em entrevista ao "Canal Mário Coelho", João Victor não hesitou em admitir que teve problemas com o ex-treinador:
- Não senti (falta) nem um pouco. Acho que (a saída) foi a melhor escolha a ser feita, acho que não estava mais fazendo com que o grupo jogasse. Também, no meu modo de ver, ele fazia algumas escolhas erradas, mas não vou ficar entrando muito nesse mérito - disse.
Lesão no Joelho
Sob o comando de Rafael Paiva, João Victor teve uma sequência de jogos como titular após a demissão de Álvaro Pacheco. No entanto, uma lesão no joelho direito, sofrida em um clássico contra o Botafogo, o afastou dos gramados por cerca de um mês e meio.
A lesão, que resultou em uma ruptura parcial do ligamento colateral lateral, impediu João Victor de ter uma sequência ideal de jogos e prejudicou seu ritmo de jogo.
Sequência de Suspensões
João Victor é conhecido por ser um zagueiro que recebe muitos cartões. De acordo com o Espião Estatístico, ele é o segundo jogador do Vasco com mais cartões na temporada, atrás apenas de Mateus Carvalho, somando 10 amarelos e 3 vermelhos.
As constantes suspensões por cartões o impediram de ter uma sequência de jogos e prejudicaram sua regularidade na equipe.
Dois Zagueiros Destros
Internamente, o técnico Rafael Paiva admite que prefere atuar com uma dupla de zagueiros formada por um jogador destro e outro canhoto, embora não seja um fator determinante na escalação. No elenco do Vasco, Léo é o único zagueiro canhoto, o que limita as opções de formar uma dupla com um jogador destro e outro canhoto, como João Victor e Maicon.
A formação com dois zagueiros destros pode resultar em dificuldades na saída de bola, como o treinador reconheceu: "Quando João Victor e Maicon formam a defesa, a saída de bola fica 'torta', por assim dizer".
Bons Jogos de Maicon e Léo
A ausência de João Victor por lesão ou suspensão permitiu que Maicon e Léo , os outros zagueiros do elenco, tivessem uma sequência de jogos e apresentassem boas atuações. A disputa por uma vaga na defesa, segundo o técnico, é aberta.
Após o empate com o Cruzeiro, Paiva elogiou a dupla de zagueiros:
- Mais uma vez nossa dupla de defesa foi muito boa. Ela fez um bom jogo. Algum tempo atrás, os nossos defensores foram muito criticados. De alguns jogos para cá, conseguimos ter uma regularidade muito alta. Isso demonstra como temos evoluído como equipe, como colocamos mais jogadores na mesma posição com condições de fazer grandes jogos - disse Paiva.
A expectativa é de que João Victor volte ao time titular a partir do próximo jogo contra o Juventude, em São Januário. No entanto, o futuro do zagueiro no Vasco ainda é uma incógnita.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros