- FutVasco
- Reforma de São Januário: Vasco ajusta projeto e mantém ideia original
Reforma de São Januário: Vasco ajusta projeto e mantém ideia original
Por Redação FutVasco em 14/10/2024 04:11
Reforma de São Januário: mudanças sutis no projeto original
A reforma de São Januário, estádio do Vasco da Gama, está em fase final de planejamento. A 10 jogos do fim do Brasileirão, período que marcará o fechamento do estádio para uma grande obra, o clube ainda faz modificações no projeto de reforma. As mudanças, no entanto, tendem a ser sutis e serão apresentadas em breve à imprensa e torcedores.
O projeto base é o que foi apresentado em novembro do ano passado pela gestão anterior, de Jorge Salgado, e desenvolvido pelo arquiteto Sérgio Dias ainda na administração de Alexandre Campello. As alterações estão sendo pensadas por uma comissão formada por três vertentes: além da de Sérgio, a de um escritório contratado pelo clube e a de um projeto desenvolvido por torcedores.
Projeto de torcedores perde força
Até meados do primeiro semestre, o Vasco trabalhava em duas frentes. Uma delas é o projeto "Nosso São Januário", que o presidente Pedrinho abraçou durante a campanha eleitoral. O grupo de torcedores chegou a desenvolver um plano para o candidato apresentar à Crefisa, que à época demonstrou interesse em comprar os naming rights de São Januário. Depois da eleição, a diretoria eleita incentivou o avanço do projeto, que sofreu alterações e foi apresentado ao clube (veja imagens no fim da matéria).
- Após a eleição, ouvimos o que o Vasco já estava fazendo. Marcamos reuniões para nos inteirar sobre tudo, e o projeto do Sérgio estava mais adiantado, então, a gente decidiu seguir com ele, não abandonando o que a gente tinha feito com o "Nosso São Januário". Estamos fazendo o estudo operacional e de custos dessas mudanças. Conseguimos uma forma de fazer o público aumentar, mas estamos estudando a viabilidade - explicou Thiago Nascimento, assessor da presidência do Vasco e coordenador da comissão que trata a reforma de São Januário.
Projeto original ganha força
A vertente que ganhou mais força, no entanto, foi a de Sérgio Dias, que já vinha sendo trabalhada dentro do clube nos últimos anos. Pedrinho pediu algumas alterações, como aumento da capacidade e manutenção das arquibancadas, e incluiu o outro grupo na discussão. A comissão tem como integrantes os arquitetos Sérgio Dias (projeto escolhido), Fernando Costa (Cité Arquitetura - escritório contratado pela diretoria de Pedrinho) e André Rodrigues (Nosso São Januário).
- O projeto do Nosso São Januário não foi engavetado. A gente gosta dele, mas não podemos fazer as coisas por vaidade, temos que ouvir e ver o que é melhor para o clube. Não conseguimos trazer a grande maioria das ideias. Não dá para fazer um "Frankenstein" dos dois projetos. Vamos apresentar um projeto que não muda muito as características físicas do projeto do Sérgio, mas com mudanças sutis - acrescentou o dirigente vascaíno.
Mudanças no projeto
O ge apurou que a grande alteração no projeto foi o aumento da arquibancada inferior. A expectativa é de que mais de 70% do estádio não tenha cadeiras, o que vai diferir São Januário da maioria das arenas modernas. Modificações na parte externa não tendem a acontecer, algo que frustra pessoas do grupo Nosso São Januário ouvidas pela reportagem: "Foram seis meses de desenvolvimento do nosso projeto e ninguém fala nisso mais".
A reforma de São Januário é um projeto ambicioso que visa modernizar o estádio e torná-lo mais competitivo. As mudanças no projeto, apesar de sutis, demonstram a busca por encontrar o melhor caminho para o Vasco da Gama. É importante destacar que a comissão responsável pela reforma está trabalhando em conjunto para garantir que o projeto atenda às necessidades do clube e dos torcedores.
O Vasco da Gama espera que a reforma de São Januário seja um marco na história do clube e que o estádio se torne um dos mais modernos do Brasil. A expectativa é que o estádio seja reinaugurado em 2024.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros