1. FutVasco

Vasco precisa de milagre para Libertadores, mas mira vaga na Pré-Libertadores

Por Redação FutVasco em 13/11/2024 18:21

Vasco mira vaga na Pré-Libertadores, mas Libertadores é um sonho distante

A cinco rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, o Vasco da Gama tem um objetivo claro: conquistar uma vaga na Pré-Libertadores da América em 2024. Para alcançar essa meta, o clube precisa de um desempenho impecável nas últimas partidas e torcer por tropeços de seus adversários. A chance de classificação para a fase de grupos da Libertadores é muito remota, exigindo uma combinação improvável de resultados.

O Vasco ocupa a nona posição na tabela, com 43 pontos. Para se manter entre os nove primeiros colocados, o time precisa somar no mínimo 11 pontos nas últimas cinco rodadas. Os adversários serão: Internacional (em casa), Corinthians (fora), Atlético-GO (casa), Atlético-MG (casa) e Cuiabá (fora).

A média para se garantir na nona colocação, considerando todas as edições do Brasileirão desde 2005, quando passou a ser disputado por 20 clubes, é de 54 pontos. Ou seja, o Vasco de Rafael Paiva precisa de um desempenho excepcional para alcançar a vaga na Pré-Libertadores.

Vasco busca repetir feitos históricos para alcançar vaga na Pré-Libertadores

As retas finais das campanhas de 2011 e 2015 servem de exemplo para o Vasco . Essas foram as duas únicas ocasiões em sua história que o clube somou no mínimo 11 pontos nas cinco rodadas finais da Série A do Brasileirão. Em 2011, o Vasco de Cristóvão Borges brigou ponto a ponto com o Corinthians pelo título brasileiro. Naquele ano, o time venceu o clássico contra o Botafogo por 2 a 0, empatou com o Palmeiras por 1 a 1, venceu o Avaí por 2 a 0, o Fluminense por 2 a 1 e empatou com o Flamengo por 1 a 1 na última rodada. No fim, terminou com o vice-campeonato, a dois pontos do Corinthians.

Já em 2015, a arrancada do Vasco foi para tentar se livrar do rebaixamento. Sob o comando de Jorginho, o time venceu Palmeiras, Joinville e Santos, e empatou com Corinthians e Coritiba nas últimas rodadas. No entanto, terminou o campeonato em 18º lugar, a um ponto do Avaí (16º), e disputou a Série B no ano seguinte.

Vasco precisa de um milagre para Libertadores, mas mira vaga na Pré-Libertadores

O Vasco ainda conta com a ampliação das vagas para a competição continental por meio de um eventual título do Cruzeiro na Sul-Americana e da condição de que o campeão da Libertadores termine o Brasileirão na zona de classificação - finalistas, o Botafogo no momento é o líder, e o Atlético-MG, o 11º. Nesse caso, o atual G-7 se transformaria em G-9.

O Vasco volta a campo no Brasileirão no próximo dia 21, às 20h (de Brasília), em São Januário, para enfrentar o Inter. O time precisa de um desempenho impecável nas últimas rodadas para garantir a vaga na Pré-Libertadores e escrever mais um capítulo de glória na história do clube.

João Almirante comenta perspectiva do Vasco para o ano que vem: "Penso em curtir 2024"

Em entrevista recente, o ex-jogador e ídolo do Vasco , João Almirante, comentou sobre a perspectiva do clube para 2024: "Penso em curtir 2024". A declaração do ex-atleta reflete o sentimento de muitos vascaínos, que esperam um ano mais tranquilo e com menos pressão para o time.

A torcida vascaína espera que o time consiga conquistar a vaga na Pré-Libertadores e dar início a uma nova era de conquistas para o clube. O futuro do Vasco é incerto, mas a esperança de um futuro promissor é o que move a paixão dos vascaínos.

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos