- FutVasco
- Vasco: Saiba quem é o magnata grego que pode comprar a SAF do clube
Vasco: Saiba quem é o magnata grego que pode comprar a SAF do clube
Por Redação FutVasco em 06/11/2024 16:11
Interesse de Marinakis em adquirir SAF do Vasco
O Vasco da Gama, envolvido em uma batalha judicial com a A-CAP, a seguradora que assumiu o controle da 777 Partners, antiga gestora do futebol vascaíno, está se preparando para uma possível venda de sua SAF. A informação de que o magnata grego Evangelos Marinakis estaria interessado no Vasco foi divulgada pelo jornalista Jorge Nicola. Embora não haja uma negociação formal em andamento, o interesse de Marinakis em adquirir um clube no Brasil é grande, e a SAF do Vasco está em seu radar.
A arbitragem na Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi retomada no último dia de outubro, e investidores têm se aproximado da diretoria do Vasco nos últimos meses, mas nenhuma proposta oficial foi apresentada até o momento. A possível negociação do grupo de Marinakis para a compra da SAF do Vasco enfrentará alguns obstáculos por causa da disputa judicial com a 777 Partners.
Quem é Evangelos Marinakis?
Evangelos Marinakis, dono do Nottingham Forest (Inglaterra), do Olympiacos (Grécia) e do Rio Ave (Portugal), busca expandir suas atividades no futebol. Para tanto, ele contratou, neste mês, o executivo brasileiro Edu Gaspar, que era bem avaliado no Arsenal, mas foi seduzido pela proposta de Marinakis.
Edu Gaspar, que ocupava o cargo de diretor esportivo do Arsenal desde 2019, recebeu uma oferta para ser o CEO internacional do grupo de futebol do empresário grego. Durante seu período como dirigente em Londres, o Arsenal aumentou sua participação na Liga dos Campeões e foi vice-campeão da Premier League em duas temporadas consecutivas (2022/23 e 2023/24). Edu Gaspar chegou a ser considerado o melhor diretor do futebol europeu pelo jornal italiano "Tuttosport".
Marinakis, de 57 anos, construiu sua fortuna no setor marítimo. Sua família é dona da Capital Maritime Group, empresa que possui uma frota de dezenas de navios e cujo patrimônio é avaliado em R$ 22 bilhões.
A trajetória de Marinakis no futebol
O primeiro investimento de Marinakis no futebol ocorreu em 2010, com a compra do Olympiacos, um dos maiores times da Grécia. Sob sua gestão, o clube conquistou o título da Liga Grega por sete temporadas consecutivas, além de levantar a taça da Copa Nacional em quatro ocasiões.
Em maio de 2017, Marinakis tornou-se o principal acionista do Nottingham Forest, da Inglaterra. Após 23 temporadas fora da primeira divisão inglesa, o clube retornou à Premier League em 2022. O último movimento de Marinakis no futebol foi a aquisição do Rio Ave, de Portugal, em 2023.
Marinakis costuma ser uma figura presente nos seus clubes e divide opiniões entre os torcedores. Polêmico, ele foi investigado por suposta participação em um esquema de manipulação de resultados de apostas esportivas e por tentativa de corrupção de árbitros no futebol grego, mas foi absolvido em ambos os casos.
Este ano, o bilionário foi suspenso por cinco jogos após tentar cuspir em um árbitro durante a partida do Nottingham Forest contra o Fulham, pela Premier League.
A venda da SAF do Vasco
Uma possível negociação do grupo de Marinakis para a compra da SAF do Vasco enfrentará alguns empecilhos por causa da disputa judicial com a 777 Partners, antiga controladora do futebol vascaíno.
Neste momento, o Vasco move um processo contra a A-CAP, seguradora que assumiu o controle da 777. A arbitragem na Fundação Getúlio Vargas (FGV) voltou a correr no último dia de outubro.
Textor diz que Botafogo tentará ajudar Vasco com Nilton Santos e elogia Rayan: "Nós o amamos" https://t.co/5W6S6t964z
— ge (@geglobo) October 26, 2023
Podcast debate estratégia do Vasco : "O pior jogo de planejamento do Paiva" https://t.co/705W8H2s7s
— ge (@geglobo) October 24, 2023
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros