1. FutVasco

Vasco Reduz Lesões em 2024, Mas Cirurgias Aumentam e Paulinho é Desfalque

Por Redação FutVasco em 20/12/2024 07:02

Vasco Diminui Número de Lesões em 2024

O ano de 2024 marcou um ponto positivo para o departamento médico do Vasco, que conseguiu reduzir significativamente o número de lesões em seu elenco. O clube encerrou a temporada como o time da Série A com o menor índice de jogadores afastados por problemas clínicos, totalizando apenas 18 casos. Este número representa uma redução de 22% em relação a 2023, quando 23 atletas foram vetados por questões médicas.

Este é o menor número de jogadores lesionados no Cruz-Maltino desde 2017, primeiro ano do time neste levantamento. Anteriormente, os melhores resultados do clube haviam sido registrados em 2019 e 2022, com 21 casos em cada ano. O ano de 2018 foi o mais crítico, com o maior número de atletas afastados por lesão.

O chefe do Departamento de Saúde e Performance (DESP) do Vasco , Gustavo Caldeira, enfatizou a relevância dos investimentos realizados pelo clube para alcançar essa diminuição no número de jogadores afastados por problemas clínicos. "Para este ano, investimos em tecnologia, e para o ano que vem, continuaremos em busca de inovação, seja ela neurocognitiva, seja no campo de terapias físicas. Tivemos aquisições, que sem elas, ficávamos deficitários em reabilitações e recovery", revelou Caldeira. Ele ainda complementou, "A meta do DESP é ter o maior número de atletas disponíveis ao treinador para ele poder fazer a melhor escolha, e nesse ano, mais uma vez, tivemos mais de 90% de disponibilidade de atletas."

Aumento Significativo de Cirurgias no Vasco

Apesar da diminuição no número geral de lesões, o Vasco registrou um aumento considerável no número de cirurgias em 2024. Enquanto em 2023 foram realizados apenas dois procedimentos cirúrgicos, este ano o número saltou para cinco. Os atletas que passaram por cirurgia foram: Paulinho, Jair, David, Guilherme Estrella e Adson.

Paulinho , Jair e David sofreram a mesma lesão: ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA). Devido a isso, Paulinho e Jair , lesionados no início da temporada, foram os jogadores que mais desfalcaram o Vasco neste ano. O meia perdeu 54 de 61 partidas em 2024, o que corresponde a 89% dos jogos. O volante ficou de fora de 45 compromissos no ano, ou 74% dos jogos. O jovem Estrella precisou operar o menisco do joelho direito devido a um problema congênito, enquanto Adson teve uma fratura por estresse na tíbia direita.

Caldeira comentou sobre o aumento de lesões ligamentares: "Eu acredito que não exista um fator único causador de tantas lesões ligamentares. Isso é uma tendência mundial, vemos isso na Europa e na América do Sul. Credito ao aumento do número de jogos e não apenas na quantidade total de jogos da temporada, mas também o número de jogos sequenciais. Têm meses que o time joga 8 ou 9 jogos, isso causa uma fadiga neuromuscular." Ele acrescentou: "O futebol também vem aumentando o contato físico, e aumentam também concussões, lesões ligamentares, dentre outras."

Paulinho: Desfalque de Longa Duração

Entre os atletas que passaram por cirurgia, Paulinho é o que preocupa mais a torcida. O jogador rompeu o ligamento cruzado anterior (LCA) e precisou passar por intervenção cirúrgica, o que o manterá afastado dos gramados por um período estimado de oito meses. Esta lesão representa um duro golpe para o time, que já sentiu a ausência do jogador durante boa parte da temporada.

Jair e Paulinho retornaram aos gramados após a cirurgia. Jair ficou quase nove meses afastado e participou de sete partidas após a lesão. Paulinho levou um pouco mais de 10 meses para voltar a atuar, jogando as duas últimas partidas do Vasco na temporada. Os demais atletas seguem em processo de recuperação. O volante JP também passou por cirurgia, mas não entrou nesse balanço, pois atuava pelo time sub-20.

Na atual temporada, a coxa e o joelho foram os locais mais afetados, com sete casos cada. Ao todo, 15 jogadores diferentes desfalcaram o time em pelo menos um jogo oficial por conta de problemas clínicos. Payet foi quem mais frequentou o departamento médico. O francês teve entorse no joelho direito, lesão de grau 2 na coxa direita e edema na posterior da coxa esquerda. De abril a julho, ele ficou de fora de 12 partidas do Vasco em 2024.

O levantamento das informações para esta pesquisa foi realizado pela equipe do Espião Estatístico, em conjunto com os setoristas do Vasco , e confirmado pelo departamento médico do clube. O período analisado foi de 1º de janeiro de 2024 até 20 de dezembro de 2024. Apenas as baixas médicas que impediram a escalação dos jogadores em partidas oficiais foram consideradas, excluindo casos de jogadores poupados ou com desgaste físico.

SIGA NO google news

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos