- FutVasco
- Vasco na Semi da Copa do Brasil: Paiva Confiante em Reviravolta em São Januário
Vasco na Semi da Copa do Brasil: Paiva Confiante em Reviravolta em São Januário
Por Redação FutVasco em 03/10/2024 01:01
Vasco Busca Classificação na Copa do Brasil: Paiva Promete Jogo Agressivo
O Vasco, após perder a primeira partida da semifinal da Copa do Brasil para o Atlético-MG por 2 a 1 na Arena MRV, em Belo Horizonte (MG), se prepara para a partida de volta em São Januário, com o objetivo de reverter o placar e garantir vaga na final da competição.
Mesmo com a derrota, o técnico Rafael Paiva demonstrou confiança na equipe e prometeu um jogo ofensivo e agressivo para o confronto decisivo. "Não era o resultado que a gente veio buscar, a gente não veio pra se defender aqui, a gente sabe da força do Atlético, a gente também sabe que é muito difícil. Mas nós saímos com o sentimento de que o jogo está vivo. Em São Januário somos muito fortes. Nessa competição, na Copa do Brasil, a gente foi muito forte em todos os jogos e a gente sai com a sensação que a gente vai fazer de tudo pra passar", afirmou Paiva.
O treinador reforçou a necessidade de uma postura ofensiva para superar o Galo. "Vamos ter que sangrar muito para vencer. Para nós vai ser uma guerra. Tem que ser encarado como uma guerra, a gente tem que ir para o jogo do tudo ou nada. A gente não pode em nenhum momento pensar que a gente não vai conseguir. A gente não pode ficar colocando o peso do Atlético, da capacidade que eles têm, que a gente conhece, a gente tem que fazer o nosso dever de casa e ir agredir o Atlético o tempo todo. Tirar a bola do Atlético, buscar gol o tempo todo. A gente tem que jogar no nosso limite porque está valendo uma final e a gente quer chegar muito nessa final. A gente tem, internamente, certeza que a gente pode conseguir", declarou o treinador.
Desafios e Estratégias do Vasco: Paiva Aborda Pontos-Chave
Paiva destacou a força do Vasco em São Januário e a importância do apoio da torcida para a partida de volta. "A gente tentou, tentou, a gente oscilou no jogo, mas a gente leva o jogo vivo pra lá. A gente tem que ganhar o São Januário e tem que reverter esse resultado e buscar a classificação pra final. A gente vai lutar até o final", disse o treinador, convocando a torcida vascaína para a partida decisiva.
O treinador também abordou a necessidade de o Vasco melhorar o controle da bola e a criatividade no ataque para alcançar o nível de jogo desejado. "Internamente a gente fala muito com os atletas. A gente sabe que o próximo passo que a gente tem que dar é ter mais o controle do jogo com a bola. Então acho que em alguns momentos a gente consegue, mas a gente oscila dentro do mesmo jogo. A gente consegue ter boas transições, hoje a gente fez um gol de contra-ataque que é uma marca que o Vasco tem. A gente consegue quebrar pressão em alguns momentos, a gente não consegue sustentar isso por um jogo todo. Então a gente sabe que a gente tem que trabalhar muito, nós temos total consciência disso e a gente vai continuar trabalhando. De novo, também acredito que é um processo que já está melhor do que alguns jogos atrás, mas nesse nível de jogo, do Atlético, para onde a gente quer chegar no Campeonato Brasileiro, a gente precisa ter uma criatividade mais alta. A gente está trabalhando muito em cima disso e a gente tem que evoluir, tem que evoluir porque agora a gente quer ser agressivo, a gente quer marcar, mas a gente também precisa jogar. Então a gente tem consciência disso. Está buscando aprimorar", explicou Paiva.
Situação de Coutinho e Alex Teixeira: Paiva Analisa o Desempenho dos Atacantes
Paiva também comentou sobre a situação de Philippe Coutinho, que saiu de campo sentindo dores, e a volta de Alex Teixeira, que retorna após lesão. "Sempre tenho falado aqui que a gente tem que ter paciência porque ele está se recondicionando. É um jogador que a gente precisa ter ele em campo sempre. A gente tem o terceiro jogo agora, contra o Juventude, num período de menos de uma semana. Então a gente precisa ter muita cautela para o próximo jogo. Mas acredito que ali (na saída de campo com dores) foi mais uma cãibra mesmo, foi mais pelo esforço. Ele correu muito. A gente gostaria de ter um controle maior ali da bola para ele ter que correr menos, mas a gente tem que se esforçar muito para a gente conseguir principalmente fora de casa, manter uma estrutura alta ali. E ele sentiu, como todos os outros jogadores também sentiram fisicamente em algum momento. Mas não acho que é nada que preocupe", afirmou Paiva, demonstrando cautela com a condição física do meia.
O treinador também elogiou o desempenho de Coutinho e destacou a importância do jogador para o Vasco . "O Coutinho é um jogador que dá um outro nível para a nossa equipe. A capacidade que ele tem de reter a bola, de dominar sob pressão, da bola não morrer no pé dele. É um jogador sensacional, tem evoluído muito. Foi contemplado com o gol, mais um gol, já tinha feito contra o Flamengo também. Coutinho voltando a fazer gol, voltando a ser decisivo. Mas, de novo, agora a gente tem que ver como ele vai reagir a esse jogo, para gente ver se ele tem condição de jogar o jogo contra o Juventude ou não. Ter paciência para gente sempre ter o Coutinho no melhor nível dele. Isso que a gente tem que trabalhar", disse Paiva.
Análise da Defesa: Paiva Defende Dupla de Zaga e Promete Decisão em Breve
Paiva também foi questionado sobre a dupla de zaga titular, que variou entre Léo e João Victor e Maicon. "Na minha opinião, a gente conseguiu resgatar nossas duplas de zaga. Acho que eles vinham de bons jogos, essa era uma dúvida que a gente tinha, cada um com a sua particularidade, o Léo vinha de bons jogos, é um zagueiro canhoto. Isso faz diferença, do que você jogar com dois destros, mas eu sempre falei: eu acho que a gente tem três zagueiros ali que estão numa disputa aberta. Para esse jogo também era e a gente optou pelo Maicon e pelo Léo . Agora os próximos jogos a gente tem que ver", afirmou o treinador.
O treinador ressaltou que a escolha da dupla de zaga para a partida de volta contra o Atlético-MG será feita após a análise dos próximos jogos do Vasco no Campeonato Brasileiro. "Acho que o João Victor é um zagueiro fantástico também, fez um grande jogo contra o Cruzeiro, tem a sua característica de jogo, é um zagueiro veloz. O Maicon é um zagueiro muito experiente, corta muito caminho, é um jogador que dentro da área é muito forte. O Leo é um zagueiro rápido, canhoto, acho que cada um tem a sua característica, mas é importante quando chegar ao jogo do Atlético a gente perceber quem vai estar mais pronto, acho que para analisar todos os detalhes. Não dá para cravar aqui agora para você o que a gente vai colocar porque a gente tem dois jogos antes pela frente e a gente vai trabalhar da melhor maneira possível para a gente colocar os dois que vão estar mais aptos e vão conseguir fazer um grande jogo tanto quanto contra Atlético, assim como contra o Juventude e São Paulo, mas a gente tem que ter paciência ali pra gente perceber o que vai acontecer e a gente vai dar uma resposta para a torcida dentro de campo. É o mais importante", finalizou Paiva.
O Vasco enfrenta o Juventude no sábado, em São Januário, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, antes de encarar o Atlético-MG novamente na partida de volta da semifinal da Copa do Brasil.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros