O Vasco conquistou a Copa Libertadores da América em 1948 ao vencer o Santos na final. Este triunfo é considerado um dos momentos mais icônicos da história do clube.
A final da Copa Libertadores de 1948 foi disputada em uma série melhor de três jogos. O primeiro jogo aconteceu no dia 22 de abril, no Estádio São Januário, casa do Vasco. O time carioca venceu por 4 a 2, com gols de Ademir de Menezes (2), Chico e Friaça.
O segundo jogo foi realizado no dia 29 de abril, no Estádio Vila Belmiro, casa do Santos. Nessa partida, o Vasco voltou a vencer por 3 a 1, com gols novamente marcados por Ademir de Menezes (2) e Chico.
Com duas vitórias consecutivas nas duas primeiras partidas da final, o Vasco já havia garantido o título da Copa Libertadores. No entanto, para cumprir tabela e encerrar a série em grande estilo, as equipes se enfrentaram novamente em um terceiro jogo.
Esse terceiro jogo ocorreu no dia 13 de maio, novamente no Estádio São Januário. Apesar do resultado não influenciar na conquista do título pelo Vasco, o Santos conseguiu sua única vitória na série ao ganhar por 3 a 0.
- Primeiro Jogo: Vasco 4 x 2 Santos
- Segundo Jogo: Santos x Vasco 1 x 3
- Terceiro Jogo: Vasco 0 x 3 Santos
Com essa vitória histórica sobre o Santos, o Vasco se tornou o primeiro clube brasileiro a conquistar a Copa Libertadores da América. Essa conquista marcou para sempre a história do clube e é lembrada até hoje pelos torcedores vascaínos.
Espero que esse conteúdo seja útil para os usuários do seu site!